fbpx

Siga-nos nas redes sociais

BPO Financeiro na contabilidade

A terceirização completa ou parcial do setor financeiro de uma empresa é o que conhecemos por BPO Financeiro (Business Process Outsorcing). A expectativa é que este serviço possa chegar a movimentar mais de 14,6 bilhões no mercado até 2025.

Processos transacionais desde os anos 90 deram início a esse modelo de parceria com o objetivo de reduzir os erros no setor financeiro das empresas oferecendo transparência da área contábil.

Podemos concluir em um primeiro momento que as contabilidades já prestam parte deste serviço aos seus clientes há algum tempo, muitas vezes sem cobrar a mais por isso. A otimização nos processos das empresas beneficia o contador, que por sua vez, acaba oferecendo aos seus clientes uma solução em gestão para manter a organização financeira e contábil em dia.

Tarefas do BPO Financeiro

Muito mais do que cuidar de contas a pagar e a receber de uma empresa, o serviço de BPO trata de uma gestão completa do setor financeiro, sendo seu principal valor a redução de custos e a entrega de dados valiosos para a tomada de decisão em favor do crescimento dessa empresa.

Na prática, executa tarefas como emissão de notas fiscais, faturamento e cobrança, até a projeção orçamentária, fluxo de caixa, produção de relatórios, e outras atividades.

Como oferecer esse serviço aos seus clientes

Empresários precisam cada vez mais focar no negócio com uma visão macro, e se adaptar ao impacto das tecnologias digitais em um mercado tão competitivo. O contador consultor é capaz de oferecer uma gama de ações para um empresário agir em qualquer momento.

Dentre todas as vantagens de um BPO Financeiro estão a otimização de processos, redução de erros, diminuição de custos de operação e rotina, segurança nos dados, e tantas outras.

Aqui vamos falar como oferecer o BPO Financeiro para a sua própria carteira de clientes. Um escritório de contabilidade pode assumir essas funções estratégicas, e isso já tem se tornado uma tendência.

Você pode começar estudando as atividades de cada cliente, e verificar para quem o BPO seria de fato vantajoso. Existem ideias de negócios hoje que tem grande potencial, mas não vão à frente justamente por essa falta de gestão estratégica.

Pequenas e médias empresas já tem grande acúmulo de funções principalmente nos primeiros anos de vida. É fácil identificar quando um cliente não tem conhecimento de como ou porque precisa fazer uma simples conciliação bancária. Outro exemplo que é muito comum vermos erros básicos como misturar as contas pessoais com as da empresa.

Antes de começar a oferecer o BPO Financeiro você ainda deve:

  • Montar uma equipe interna estruturada
  • Contratar uma plataforma de gestão financeira digital
  • Investir no marketing
  • Definir o custo desse serviço e sua tabela de valores

Conclusão

A terceirização dos serviços financeiros, ou BPO Financeiro pode ser extremamente favorável para o escritório contábil já que todo contador preza pelo sucesso dos negócios dos seus clientes.

Cuidar de um setor tão burocrático como o financeiro com uma equipe qualificada, bom atendimento pode fazer toda a diferença na visão de valor que seu cliente tem de você como contador.

Você vai gostar também:

Papel de liderança do escritório contábil
Tendências para escritórios contábeis em 2023
Como fazer contabilidade consultiva
Chamar no WhatsApp
Fale com nosso especialista!
Olá!
Como posso te ajudar?