fbpx

Siga-nos nas redes sociais

Como fazer contabilidade consultiva

Já se foi o tempo em que “fazer contabilidade” era cumprir as obrigações fiscais das empresas entregando apenas aos órgãos responsáveis informações devidas mês a mês. A Contabilidade consultiva deixa esse tipo de pensamento para trás e dá ao profissional contabilista vantagens no mercado para se destacar.

Entre tantas mudanças que a tecnologia trouxe, muitos chegaram a se perguntar se a profissão do contador continuaria existindo já que a automação de processos substituiu muito bem trabalhos que antes eram manuais.

O contador então precisa estar preparado para o momento atual e encontrar formas de entregar suas habilidades, conhecimentos e experiência para o sucesso das empresas.

Para entregar uma contabilidade consultiva, é necessário passar por uma verdadeira jornada de transformação com desafios e novos aprendizados, e principalmente entender como o seu papel pode ser fundamental para as empresas hoje.

O que é contabilidade consultiva na prática?

A contabilidade consultiva é um modelo de negócio em que o contador atua de forma estratégica e mais próxima de seu cliente interpretando as informações fiscais e contábeis da empresa de modo a ajudar o empresário na hora da tomada de decisões. É mostrar o caminho para alcançar um objetivo.

Vamos pensar, por exemplo, na entrega do balancete. O que esse documento me diz acerca da saúde financeira da empresa? Essas informações podem fazer a diferença ou até mesmo ser a resposta que seu cliente precisava para decidir se expande o seu negócio ou abre uma empresa nova.

Com uma interpretação e análise profunda do balancete, podemos dizer que é por ele que a contabilidade consultiva se inspira. O contador passa a usar seus conhecimentos de maneira efetiva ajudando o cliente a entender do seu negócio e contribuindo na sua jornada de crescimento.

Por outro lado, na visão do cliente, o contador passa a ser valorizado estreitando o relacionamento e sendo visto como um verdadeiro parceiro, e não mais uma obrigação.

Como oferecer contabilidade consultiva?

Você já entendeu o que é contabilidade consultiva e sabe que é capaz de colocá-la em prática. Mas é preciso ter calma na hora de oferecer este serviço, se responda algumas perguntas antes:

  • Você conseguiria dar direções para uma empresa evitar a falência?
  • Você pode dizer o que falta para uma empresa gerar mais valor?
  • E a mais importante: Você pode distinguir para quais empresas é a contabilidade consultiva?

Seu cliente deve estar disposto em fazer a parte dele. A contabilidade consultiva depende da troca de dados, registros e movimentações da empresa, assim como aceitar o uso de novas tecnologias, como um sistema de gestão financeira por exemplo.

São inúmeros os benefícios da contabilidade consultiva para seu cliente, isso não dá para negar, mas ele precisa estar aberto a essa parceria que será como uma consultoria exclusiva para as necessidades da empresa.

Contabilidade consultiva como um diferencial

Toda tecnologia e inovação não excluem as tarefas comuns dos contadores, porém a análise e interpretação de informações pode ser o diferencial do seu escritório contábil no mercado. Existe ainda o foco no relacionamento com o cliente de forma humanizada, que é cada vez mais valorizado no mercado.

Se você já oferece ou está pensando em oferecer a contabilidade consultiva no seu escritório, trabalhe, informe, mostre tudo o que você pode oferecer aos seus clientes através do marketing digital e veja suas vendas e o lucro do escritório crescer. Isso é inovação!

Faça um diagnóstico gratuito e descubra as melhores práticas para o marketing do seu escritório contábil com a Reinvent.

Você vai gostar também:

Papel de liderança do escritório contábil
Tendências para escritórios contábeis em 2023
Como fazer contabilidade consultiva
Chamar no WhatsApp
Fale com nosso especialista!
Olá!
Como posso te ajudar?