fbpx

Siga-nos nas redes sociais

Tendências para escritórios contábeis em 2023

Ferramentas digitais podem mudar o rumo das empresas, e com os escritórios contábeis não é diferente. Nos últimos anos vimos uma enxurrada de tecnologias e automações para contabilidades que de fato foram fortes tendências para os escritórios contábeis e trouxeram facilidade, agilidade e segurança de dados.

Nesse artigo selecionamos algo diferente: Ousamos falar que a partir de agora apenas prestar serviços contábeis não será mais suficiente para manter o seu escritório.

Ainda é importante investir em tecnologia principalmente para facilitar a sua rotina de trabalho, mas para os seus clientes ainda é preciso oferecer mais.

Continue a leitura e conheça três tendências para escritórios contábeis em 2023 que separamos para você estar bem posicionado e atualizado no mercado.

Contabilidade Consultiva

Se você é um profissional bem preparado e flexível, a contabilidade consultiva pode ser uma tendência transformadora para o seu escritório.

De forma prática, o contador reúne todos os dados que já tem da empresa, e entrega informações estratégicas ao cliente para auxiliar na tomada de decisões. Você passa a oferecer soluções sendo um consultor de empresas.

Muitos empresários estão dispostos a pagar muito bem por esse serviço, e ninguém mais capacitado e de confiança para isso do que o seu próprio contador.

Saiba mais sobre esse serviço lendo o nosso artigo Como fazer contabilidade consultiva.

BPO Financeiro

O Business Process Outsorcing, ou seja, a terceirização completa ou parcial do setor financeiro de uma empresa é um serviço já oferecido por empresas específicas neste ramo, mas que as contabilidades podem agregar aos seus escritórios.

A gestão financeira de uma empresa vai muito além de contas a pagar e receber. Este serviço engloba tarefas como emissão de notas fiscais, faturamento e cobrança, até a projeção orçamentária, fluxo de caixa, produção de relatórios, e outras atividades.

Pra falar a verdade, talvez existam contadores que até já executem parte disso para alguns clientes, afinal de contas, facilita para a rotina já ter esses dados em mãos na hora de executar as obrigações fiscais e contábeis da empresa.

Se você pensa em oferecer, ou começar a cobrar pelo serviço de terceirização do setor financeiro para seus clientes, leia nosso artigo BPO financeiro na contabilidade.

Customer Success

Essa é uma tendência para qualquer negócio e não só para a contabilidade, cada vez mais as empresas estão investindo na satisfação do cliente.

Em específico para as contabilidades, o Customer Success traz benefícios como a retenção de clientes, ou seja, menos evasão. Além disso, clientes mais felizes e promotores da marca tendem a indicar o seu serviço contábil, gerando assim maiores vendas também.

Antes de começar a pensar em estratégias de Customer Success na sua contabilidade, nós sugerimos o olhar estratégico para o atendimento ao cliente. Pois muitos escritórios ainda não tem um setor organizado para essa demanda.

Para mais dicas sobre esse assunto, leia o nosso artigo sobre comunicação com clientes.

Você vai gostar também:

Papel de liderança do escritório contábil
Tendências para escritórios contábeis em 2023
Como fazer contabilidade consultiva
Chamar no WhatsApp
Fale com nosso especialista!
Olá!
Como posso te ajudar?