fbpx

Siga-nos nas redes sociais

Papel de liderança do escritório contábil

O papel de liderança a ser executado pelo contador dentro do seu escritório é um desafio para muitos. E isso é comum porque, ser um empreendedor na área contábil não significa necessariamente ser um bom líder.

Existem habilidades que precisam ser adquiridas para desempenhar a função de liderança, e isso não acontece da noite para o dia. Envolve muitos aspectos como a cultura da empresa, a autoridade na pessoa e a gestão da contabilidade como um todo.

Não devemos confundir que a liderança seja sinônimo de ser um especialista em todas as áreas da contabilidade, na verdade é o contrário: Deixar a rotina da operação para focar na empresa com uma visão macro.

Habilidades de um líder contábil

A liderança em uma pessoa já é algo tratado pelas empresas há algum tempo, mas que até hoje gera dúvidas. Principalmente porque nenhum negócio é como o outro. Aqui você vai conseguir entender os principais aspectos de um líder de escritório contábil.

Em um trabalho rotineiro e repetitivo como é o da operação na contabilidade, o maior desafio é manter o funcionário motivado e vestindo a camisa da empresa.

Encontrar uma pessoa ideal para ocupar a função de líder contábil depende de algumas características:

  • Alguém que incentive através do exemplo do seu próprio trabalho;
  • Sabe o que é gestão e como deve ser feita;
  • Tenha um relacionamento com a equipe que desperte autonomia e boa imagem perante os demais;
  • Pode ser a nomeação de alguém que já faz parte da equipe, ou contratação de quem tenha o perfil de liderança.

Todos esses são fatores que vão determinar se você terá uma equipe de alta performance trabalhando no seu escritório contábil.

Habilidades adquiridas

Ainda que você tenha encontrado um ótimo líder alinhado às expectativas do seu escritório, é importante investir em conhecimento para treinar habilidades constantemente.

Nessa hora vale investir em cursos para inteligência emocional, empatia, e várias outras habilidades que poderão motivar e manter a sua equipe em alta performance, sendo a liderança a principal responsável pelo evolução do seu escritório contábil.

Determinação, motivação e engajamento são características que devem estar sempre sendo trabalhadas entre o líder e equipe com foco para buscar o que se deseja, ou seja, os objetivos do escritório contábil.

Conclusão

Uma liderança inovadora e constantemente capacitada é capaz de conectar toda a equipe com os propósitos do escritório contábil. Incentivando que seus funcionários possam buscar inspirações e trazer desafios e soluções de alta performance.

Se você quer continuar por dentro de tudo o que envolve a rotina em um escritório contábil continue acompanhando nosso Blog e veja todos os artigos que preparamos para você.

Você vai gostar também:

Papel de liderança do escritório contábil
Tendências para escritórios contábeis em 2023
Como fazer contabilidade consultiva
Chamar no WhatsApp
Fale com nosso especialista!
Olá!
Como posso te ajudar?